Editora UNITAU alcança a marca de 100 publicações
A Editora UNITAU alcançou a marca de 100 publicações no último mês. A centésima obra, intitulada “Família e Comunidade : Diversidade e Singularidades”, é organizada pelas Profas. Dras. Rosa Maria Stefanini de Macedo, Ida Kublikowski e Adriana Leonidas de Oliveira.
O livro da área de psicologia evidencia a importância do compromisso dos profissionais da saúde com a diversidade e com visões mais críticas da realidade, a fim de minimizar as desigualdades e fomentar as mudanças sociais.
O Assessor de Difusão Cultural da Editora UNITAU, Prof. Me Luzimar Goulart Gouvêa, destaca a importância da organização para a Universidade de Taubaté, para as outras instituições e para a comunidade em geral.
“Para a nossa comunidade acadêmica, a editora contribui com a produção de conhecimento interno. Para outras instituições e para nós também, ressalto as parceiras. E para a sociedade em geral, destaco a possiblidade de acesso ao conhecimento científico de forma gratuita e rápida”, afirma.
De maneira geral, as obras lançadas pela publicadora estão vinculadas a programas de pesquisas da pós-graduação e a resultados de estudos dos professores da UNITAU. Existem também demandas por assuntos contemporâneos e para trabalhos que propõe caminhos para interação. Quanto às temáticas, são diversas, dentre as áreas de humanas, exatas e biológicas.
Segundo o Assessor de Difusão Cultural, a aprovação das obras e o processo de lançamento são feitos a partir da aprovação do conselho editorial da UNITAU. Professores, estudantes pesquisadores e a comunidade em geral podem publicar. Ainda há uma seção para artes que traz novos temas, não necessariamente relacionados à ciência, mas, sim, à produção de cultura.
“O balanço que podemos fazer da Editora até essa marca de 100 publicações é extremamente positivo. O trabalho vem sendo feito de maneira mais intensa, com mais cuidado e com uma política de publicações. Além da editoração, também temos feito a prospecção das publicações e o acompanhamento também.”