https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/issue/feed Editora da Universidade de Taubaté 2023-12-22T14:09:01+00:00 Prof. Luzimar Goulart Gouvêa editora@unitau.br Open Monograph Press <p>Editora da Universidade de Taubaté (EDUNITAU) é uma oportunidade para professores e alunos divulgarem os seus trabalhos e dar visibilidade ao conhecimento produzido na UNITAU, ampliando o acesso ao saber e ao desenvolvimento tecnológico e social da Universidade com a publicação de livros com acesso gratuito.</p> <p>Criada em 2012, a Editora já publicou livros de poemas e sobre o escritor Monteiro Lobato, como “O Outro Lobato: Juca Tatu”, do Prof. Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy, e “Livro de poesias”, elaborado pelos servidores da UNITAU.</p> <p>A EDUNITAU também auxilia os estudantes com a publicação de apostilas, de cartilhas e de livros pedagógicos.</p> <p>Os interessados em divulgar trabalhos produzidos na Instituição devem entrar em contato com a PREX. A Pró-reitoria irá criar um conselho para avaliar cada item enviado.</p> https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/111 Leituras interdisciplinares do desenvolvimento 2023-12-22T14:09:01+00:00 Elisa Maria Andrade Brisola omp@unitau.br Suzana Lopes Salgado Ribeiro omp@unitau.br <p>O tema do Desenvolvimento por abarcar diferentes disciplinas como a economia, a biologia, a educação, dentre outros, pressupõe leituras de totalidade e, fundamentalmente, interdisciplinares, com vistas à sua compreensão, considerando a complexidade da realidade. O desenvolvimento econômico, por exemplo, pode ser explicado por teorias estritamente voltadas para questões como renda e Produto Interno Bruto (PIB), ou incorporar outras variáveis que interferem nesse processo, tais como educação, longevidade, acesso ao trabalho, questões geracionais ou étnico-raciais, gênero, voltando-se, dessa maneira, às dimensões sociais. No escopo da economia, o debate do desenvolvimento espraia-se para questões relativas ao crescimento, subdesenvolvimento, marginalização, relação centro-periferia, ou ganha adjetivações como sustentável, regional ou local, em diferentes momentos da história. Já no campo da educação e da psicologia, o desenvolvimento é pensado a partir dos ciclos de vida e habilidades próprias a estes, bem como às relações familiares, contextos escolares e/ou institucionais e, nesse sentido, diferentes teorias subsidiam a análises desde a Psicanálise de Freud, à teoria da Aprendizagem, de Pavlov, Skiner e Watson; a teoria da Aprendizagem Social, de Bandura; a Cognitiva, de Piaget; a Sócio cultural, de Vygotsky; a Contextual- Bioecológica, de Bronfenbrenner, dentre outras. A discussão acerca do desenvolvimento além de pressupor a interdisciplinaridade, também envolve a gestão, em especial no âmbito das políticas públicas. Dessa maneira, a presente proposta abarca as pesquisas sobre o desenvolvimento em suas múltiplas perspectivas, a gestão e as políticas públicas porque estes conceitos, em geral, são articulados. Assim, visando ampliar a discussão sobre o desenvolvimento propõe-se a realização desse livro a fim dialogar com as pesquisas realizadas nos programas de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional-GDR UNIS e no Mestrado em Desenvolvimento Humano-MDH da UNITAU.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Editora da Universidade de Taubaté https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/110 POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE 2023-12-18T20:21:34+00:00 Cristovam da Silva Alves omp@unitau.br Virginia Mara Próspero da Cunha omp@unitau.br <p>O e-book “Políticas públicas educacionais no contexto da formação docente: tendências, evidências e possibilidades reúne um conjunto de doze textos construídos com base nos estudos desenvolvidos junto à disciplina Políticas e propostas de formação docente, oferecida pelo Programa Pós-graduado Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (MPE/UNITAU) em 2022, acrescentados de quatro textos resultantes de pesquisas sobre a temática em foco e desenvolvidos em outras disciplinas do programa.</p> <p>A organização do e-book é parte dos esforços dos docentes responsáveis pela disciplina para estimular os discentes, com vistas à divulgação da produção desenvolvida por eles durante o curso e ao desenvolvimento de competências para a comunicação de suas reflexões por variados meios. Assim, nestes textos eles sistematizaram suas reflexões sobre as políticas públicas, contextualizando-as com as práticas que vivenciaram em escolas e órgãos educacionais.</p> <p>As reflexões reunidas também analisam políticas públicas educacionais relacionadas à formação docente, inicial e continuada, assim como as relações dessas políticas de formação docente com as diferentes modalidades educacionais.</p> <p>As produções aqui reunidas, portanto, são provas dessas reflexões acerca das variadas políticas públicas educacionais instituídas no país, e de seus resultados e efeitos, os quais revelam o grande desafio a vencer. Dentre os desafios inscreve-se a popularização das políticas públicas educacionais junto à sociedade civil, para que possa exercer seu poder de influência, acompanhando, avaliando e ponderando sobre continuidades ou rupturas. Assim, entendemos que este e-book constitui um valioso instrumento para apoiar a participação de outros atores sociais, políticos e profissionais da educação nessa importante arena de debates.</p> 2023-12-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Editora da Universidade de Taubaté https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/108 FORMAR O PESQUISADOR 2023-12-15T14:55:36+00:00 Kátia Celina da Silva Richetto omp@unitau.br Edson Trajano Vieira omp@unitau.br Ely Soares do Nascimento omp@unitau.br Márcia Regina de Oliveira omp@unitau.br Juliana Marcondes Bussolotti omp@unitau.br <p>O Mestrado Profissional em Educação vem produzindo pesquisa junto a EaD Unitau desde 2014, o corpo de professores investiga diversas temáticas em EaD, principalmente em relação a formação inicial de professores, bem como o uso de práticas educativas na modalidade virtual para aprendizagem e fundamentalmente como se dá a prática de professores na educação básica, ampliando-se para debates como os deste livro, intitulado FORMAR&nbsp;O&nbsp;PESQUISADOR: Experiências de produção científica na EaD UNITAU.&nbsp;</p> <p>Trata da produção científica de alunos EaD nos cursos de licenciatura.&nbsp;Os professores são organizadores deste livro, bem como a egressa do Mestrado em Desenvolvimento Humano e coordenadora do curso de pedagogia EaD, Ely Soares do Nascimento, os professores orientadores dos trabalhos de conclusão de curso são docentes dos cursos de licenciatura em EaD em autoria com seus alunos ampliando o arcabouço de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação.</p> <p>Composto por 16 artigos escritos por alunos e professores orientadores de TCC da EAD Unitau, tem como títulos: REVISÃO SOBRE O ENSINO DA ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO; VERIFICAÇÃO DOS ÍNDICES DE MASSA CORPORAL (IMC) EM ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JACAREÍ/SP; GERENCIAMENTO COSTEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Panorama geral no Brasil; Região Metropolitana de fato ou região metropolitana institucionalizada: uma proposta de estudo do meio em geografia;&nbsp; OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA;&nbsp; A REPRESENTAÇÃO DOS NEGROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA; ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE A SAZONALIDADE TURÍSTICA NA CIDADE DE UBATUBA E O VOLUME DE LIXO COLETADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL: Uma abordagem matemática na trilha da conscientização turística sustentável, para alunos de ensino fundamental e médio;&nbsp; DINÂMICAS POR MEIO DE JOGOS DE EXERCÍCIOS RÍTMICOS MATEMÁTICOS;&nbsp; A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL;&nbsp; ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL;&nbsp; A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO;&nbsp; OS EFEITOS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO INSTRUMENTO DIALÓGICO NA VIDA EDUCACIONAL DO ESTUDANTE DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL;&nbsp; O(S) LETRAMENTO(S) EM LÍNGUA INGLESA: uma perspectiva ambientada em salas de aula invertidas; WORDWALL: Desenvolvendo atividades gamificadas para ensino de química;&nbsp; “NÃO CONSIGO ACOMPANHAR”: reflexões sobre o abandono escolar na etapa do Ensino Médio no estado de São Paulo, durante o auge da pandemia de Covid-19; EDUCADORES DO MUNDO, UNI-VOS! O projeto ‘Escola Sem Partido’ sob a ótica da Pedagogia histórico-crítica.</p> 2023-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Editora da Universidade de Taubaté https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/109 GESTÃO, CURRÍCULO E PESQUISA NA EAD UNITAU 2023-12-14T20:43:10+00:00 César Augusto Eugênio omp@unitau.br Márcia Regina de Oliveira omp@unitau.br Edson Vander Pimental omp@unitau.br Juliana Marcondes Bussolotti omp@unitau.br Kátia Celina da Silva Richetto omp@unitau.br <p>O Mestrado Profissional em Educação vem produzindo pesquisa junto a EaD Unitau desde 2009, o corpo de professores investiga diversas temáticas em EaD, principalmente em relação a formação inicial de professores, bem como o uso de práticas educativas na modalidade virtual para aprendizagem e fundamentalmente como se dá a prática de professores na educação básica, ampliando-se para debates como os deste livro.&nbsp;O livro GESTÃO, CURRÍCULO E PESQUISA NA EAD UNITAU, organizado pelos professores doutores do Mestrado Profissional em Educação: César Augusto Eugênio, Kátia Celina da Silva Richetto, Márcia Regina de Oliveira, Juliana Marcondes Bussolotti,bem como do Prof. Me. Edson Vander Pimental que compoe o corpo de docentes da EAD Unitau.</p> <p>Ele se divide em duas partes, na primeira, intitulada ‘Currículo: saberes e legislação em movimento’, tem como capítulos: O PROFESSOR-FILÓSOFO OU PROFESSOR DE FILOSOFIA? Os desafios formativos no interior da matriz curricular do curso de Filosofia; ANÁLISE DESCRITIVA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: um relato de experiência pedagógica; ARTE NA PEDAGOGIA: o que expressam os Licenciandos de Pedagogia da modalidade EaD; CURRÍCULO E SERVIÇO SOCIAL: formação crítica e substantiva; DAS DISTÂNCIAS QUE A MÚSICA ATINGE: uma artografia discente de uma licenciatura em música EAD. A segunda parte do livro, intitulado: Gestão e pesquisa como dimensões formativas, tem como capítulos: EDUCAÇÃO PRESENCIAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: singularidades para estudantes com deficiência; TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO PROCESSO FORMATIVO DOS DISCENTES DA EAD UNITAU; A EVASÃO DISCENTE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EXATAS NA EAD UNITAU; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MEDIAÇÃO E DOCENTES: um estudo representacional; CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DA APICULTURA E MELIPONICULTURA NO ESTADO DA BAHIA.</p> 2023-12-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Editora da Universidade de Taubaté https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/105 Desenhando, escrevendo e brincado 2023-12-06T21:52:20+00:00 Alessandro Squarcini omp@unitau.br Letícia Maria Pinto da Costa omp@unitau.br Luzimar Goulart Gouvêa omp@unitau.br <p>O livro “Desenhando, escrevendo e brincando: Unitau na sua vida – volume I” é resultado de uma ação dentro do Projeto Unitau na sua vida.</p> <p>O livro apresenta a criação de desenhos e de narrativas feitas pelo público infantil e infanto-juvenil, no dia 21 de maio de 2023 e no dia 03 de junho de 2023, respectivamente no Sítio do Pica Pau amarelo e na Avenida do Povo, em Taubaté, SP, tematizando a Semana Monteiro Lobato e a Semana do Meio Ambiente.</p> <p>São desenhos livres, nos quais as crianças lançam seu olhar sobre o mundo, com criatividade, com fantasia, com intensidade, tocando a arte e exprimindo seus valores de vida.</p> 2023-12-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Editora da Universidade de Taubaté