https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/issue/feedEditora da Universidade de Taubaté 2024-07-12T20:31:21+00:00Prof. Luzimar Goulart Gouvêaeditora@unitau.brOpen Monograph Press<p>Editora da Universidade de Taubaté (EDUNITAU) é uma oportunidade para professores e alunos divulgarem os seus trabalhos e dar visibilidade ao conhecimento produzido na UNITAU, ampliando o acesso ao saber e ao desenvolvimento tecnológico e social da Universidade com a publicação de livros com acesso gratuito.</p> <p>Criada em 2012, a Editora já publicou livros de poemas e sobre o escritor Monteiro Lobato, como “O Outro Lobato: Juca Tatu”, do Prof. Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy, e “Livro de poesias”, elaborado pelos servidores da UNITAU.</p> <p>A EDUNITAU também auxilia os estudantes com a publicação de apostilas, de cartilhas e de livros pedagógicos.</p> <p>Os interessados em divulgar trabalhos produzidos na Instituição devem entrar em contato com a PREX. A Pró-reitoria irá criar um conselho para avaliar cada item enviado.</p>https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/130Ações Afirmativas no Ensino Superior2024-07-12T20:10:48+00:00Clarissa Rocha Esteves de Andradeomp@unitau.brLaís de Andrade Santosopm@unitau.brXisto Rodrigo Rocha de Sousaopm@unitau.brÍcaro Pedraça Freitasopm@unitau.brBruna Saraiva Candeiraopm@unitau.brFauston Negreirosopm@unitau.br<p> “Ações Afirmativas no Ensino Superior” é uma obra produzida pelo Projeto de Extensão “IPÊ - Intervenções em Psicologia Escolar: ações afirmativas na UnB” (Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia – Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) o qual objetiva fomentar práticas em psicologia escolar crítica e em políticas direcionadas às/aos estudantes originários de grupos sub-representados na universidade - pessoas que pertencem a grupos sociais ou a territórios tradicionalmente menos presentes nas dinâmicas coletivas - como mulheres, pessoas negras, pessoas com mais de 50 anos, pessoas com deficiência, pessoas indígenas, pessoas LGBTQIAP+, pessoas que vivem processos migratórios e refugiadas etc. Esse livro constitui um canal de informação sobre as ações afirmativas, estimulando a concretização do direito ao acesso e à permanência no ensino superior ao público das ações.</p>2024-07-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Editora da Universidade de Taubaté https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/131Professoras(es) de psicologia nas escolas : questões para a rede pública de ensino2024-07-12T20:31:21+00:00Beatriz Silva Pereiraomp@unitau.brClarisse Costa Republicanoopm@unitau.brKarla Silva de Sousaopm@unitau.brYasmim Cristinne do Amaral Silvaopm@unitau.brFauston Negreirosopm@unitau.br<p>“Professoras(es) de Psicologia nas Escolas: questões para a rede pública de ensino” é uma elaboração de psicólogas e estudantes da habilitação de licenciatura em Psicologia na Universidade de Brasília. Temos como principal objetivo abordar a licenciatura em Psicologia no cotidiano escolar do planejamento à prática em sala de aula, chamando atenção para as potencialidades da atuação da Psicologia em sala de aula. Nossa atuação diante de uma iniciativa extensionista do O Projeto de Intervenções em Psicologia Escolar na Rede Pública de Educação (IPÊ) incentivado pelo vinculado Decanato de Extensão da Universidade de Brasília pelo projeto Licenciaturas em Ação. A partir das nossas experiências em sala de aula, compartilhamos experiências, metodologias, conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos ao longo dessa jornada. Além disso, defendemos que esse espaço também é para a atuação de psicólogas no exercício de seu compromisso social e pensamento crítico, tendo como fundamentação das nossas reflexões A Psicologia Escolar Crítica, o materialismo histórico-dialético e a Psicologia Histórico-Cultural.</p>2024-07-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Editora da Universidade de Taubaté https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/129Revista de Extensão da UNITAU - VI Fórum de Extensão2024-06-28T12:52:32+00:00Aline Fernanda Lima Ferreiraomp@unitau.brLetícia Maria Pinto da Costaopm@unitau.brLuzimar Goulart Gouvêaopm@unitau.br<p>A Universidade de Taubaté está comemorando 50 anos de fundação.</p> <p>Continuidade de tempo. Extensão.</p> <p>50 anos formando profissionais (mais de 100 mil!) que têm feito a diferença no desenvolvimento da região e do País. 50 anos gerando novos conhecimentos. 50 anos transformando vidas nas comunidades. 50 anos fazendo a diferença na vida das pessoas. 50 anos colaborando com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.</p> <p>Ao longo das últimas décadas, a extensão universitária brasileira também tem percorrido um longo caminho, sendo agora reconhecida como parte essencial na formação do ensino superior, como prevê a nossa Constituição.</p> <p>E é no momento dessas importantes comemorações que apresentamos a você, caro leitor, essa edição especial da Revista de Extensão da Universidade de Taubaté. Ela traz um breve (brevíssimo!) resumo sobre a amplitude, sobre a dimensão, sobre a capacidade extensionista que nossa Universidade tem, desde seus primórdios, e que já se tornou indissociável dessa história.</p>2024-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Editora da Universidade de Taubaté https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/127A REUTILIZAÇÃO AGRÍCOLA DO LODO DE MALTERIA NO CULTIVO DE MILHO2024-05-29T20:08:09+00:00ompadmin ompadminomp@unitau.brNara Lucia Perondi Fortesopm@unitau.brLucilene Carvalho Silvaopm@unitau.brJoão Victor Guedesopm@unitau.brVinicius da Silva Naldiopm@unitau.brWalther Nabor Peloggia de Macedoopm@unitau.br<p>O lodo proveniente do processo de malteação é um material orgânico composto de nutrientes essenciais para as plantas e, devido a essas características, a reutilização agrícola do lodo poderá ser uma alternativa a deposição no aterro sanitário. Para avaliar a reutilização agrícola do lodo, a Malteria Soufflet Brasil Ltda estabeleceu uma parceria com a FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da UNITAU) com o objetivo de estudar a viabilidade para a utilização do lodo no sistema de produção do milho (<em>Zea mays</em>).</p> <p>O presente livro apresenta a composição química e patogênica do lodo de malteria e os resultados obtidos com a taxa de biodegradação do lodo no solo, a taxa de germinação das sementes no campo, os teores de macronutrientes e micronutrientes nas folhas de milho, a fertilidade do solo, a produtividade de grãos obtida nas culturas do milho em função da aplicação de doses de lodo (0, 24, 48 e 72 Mg ha<sup>-1</sup>).</p> <p>A composição do lodo apresentou os teores de metais pesados, Coliformes termotolerantes e <em>Salmonella </em>sp. abaixo dos limites considerados como inadequados para a reciclagem agrícola.</p> <p>As doses de lodo aplicadas no solo apresentaram uma taxa adequada de biodegradação, favoreceram a germinação das sementes de milho, proporcionaram uma melhora na fertilidade do solo com o incremento na disponibilidade de fósforo. A produtividade de grãos obtidas com as doses de lodo ficou acima do valor verificado com a adubação mineral recomendada para a cultura do milho e dentro da média de produtividade observada no Brasil. Os teores de macronutrientes e micronutrientes absorvidos pelas plantas ficaram dentro da faixa nutricional adequada para a cultura do milho.</p>2024-05-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Editora da Universidade de Taubaté https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/126Revista de Extensão da UNITAU - Edição Especial ABRUEM2024-04-26T19:31:54+00:00Letícia Maria Pinto da Costaomp@unitau.brJuliene Rezende Cunha Marconomp@unitau.brEvandro Salvador Alves de Oliveiraomp@unitau.br<p>Vimos trazer a público mais um número da Revista de Extensão da UNITAU (Universidade de Taubaté), a que chamamos de Edição Especial ABRUEM.</p> <p>Esta edição é um momento de culminância do 4º Encontro de Extensão da ABRUEM, que se realiza na Universidade de Taubaté, no início do mês de abril de 2024.</p> <p>De maneira mais ampla, este número centra-se nas discussões e na apresentação de resultados do fazer extensionista nas universidades estaduais e municipais, reflexo das atividades que as câmaras específicas propõem nos fóruns de discussão, quando indicam tratativas e encaminhamentos às diversas áreas que conduzem as políticas públicas de educação, nas suas diversas interfaces com outras áreas.</p> <p>Uma das circunstâncias que presidem as atividades extensionistas nas universidades públicas é seu <em>locus</em> de atuação. As universidades federais quase sempre estão nas capitais, o que representa uma redução do fazer extensionista, que, também quase sempre, não abarca populações amplas na distribuição territorial, ou seja, têm uma menor capilaridade. Por sua vez, as universidades estaduais e municipais envolvem uma diversidade de ações e de públicos bem maior. Esse “crescer” para as zonas interioranas é salutar, pelos benefícios específicos, e mesmo gerais, que podem levar às comunidades. Isso, em última instância, significa uma capilaridade muito maior, coisa a que devem estar atentos as pró-reitoras e pró-reitores destas universidades.</p>2024-04-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Editora da Universidade de Taubaté