Editora da Universidade de Taubaté https://editora.unitau.br/index.php/edunitau <p>Editora da Universidade de Taubaté (EDUNITAU) é uma oportunidade para professores e alunos divulgarem os seus trabalhos e dar visibilidade ao conhecimento produzido na UNITAU, ampliando o acesso ao saber e ao desenvolvimento tecnológico e social da Universidade com a publicação de livros com acesso gratuito.</p> <p>Criada em 2012, a Editora já publicou livros de poemas e sobre o escritor Monteiro Lobato, como “O Outro Lobato: Juca Tatu”, do Prof. Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy, e “Livro de poesias”, elaborado pelos servidores da UNITAU.</p> <p>A EDUNITAU também auxilia os estudantes com a publicação de apostilas, de cartilhas e de livros pedagógicos.</p> <p>Os interessados em divulgar trabalhos produzidos na Instituição devem entrar em contato com a PREX. A Pró-reitoria irá criar um conselho para avaliar cada item enviado.</p> pt-BR editora@unitau.br (Prof. Luzimar Goulart Gouvêa) OMP 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Revista de Extensão da UNITAU - Edição Especial ABRUEM https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/126 <p>Vimos trazer a público mais um número da Revista de Extensão da UNITAU (Universidade de Taubaté), a que chamamos de Edição Especial ABRUEM.</p> <p>Esta edição é um momento de culminância do 4º Encontro de Extensão da ABRUEM, que se realiza na Universidade de Taubaté, no início do mês de abril de 2024.</p> <p>De maneira mais ampla, este número centra-se nas discussões e na apresentação de resultados do fazer extensionista nas universidades estaduais e municipais, reflexo das atividades que as câmaras específicas propõem nos fóruns de discussão, quando indicam tratativas e encaminhamentos às diversas áreas que conduzem as políticas públicas de educação, nas suas diversas interfaces com outras áreas.</p> <p>Uma das circunstâncias que presidem as atividades extensionistas nas universidades públicas é seu <em>locus</em> de atuação. As universidades federais quase sempre estão nas capitais, o que representa uma redução do fazer extensionista, que, também quase sempre, não abarca populações amplas na distribuição territorial, ou seja, têm uma menor capilaridade. Por sua vez, as universidades estaduais e municipais envolvem uma diversidade de ações e de públicos bem maior. Esse “crescer” para as zonas interioranas é salutar, pelos benefícios específicos, e mesmo gerais, que podem levar às comunidades. Isso, em última instância, significa uma capilaridade muito maior, coisa a que devem estar atentos as pró-reitoras e pró-reitores destas universidades.</p> Letícia Maria Pinto da Costa, Juliene Rezende Cunha Marcon, Evandro Salvador Alves de Oliveira Copyright (c) 2024 Editora da Universidade de Taubaté https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/126 Thu, 11 Apr 2024 00:00:00 +0000 As vozes plurais da escola https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/125 <p>“As vozes plurais da escola: relatos de experiências no Encontro de Professores e Alunos do Vale do Paraíba” é uma obra que traz o conjunto de experiências e propostas didáticas de professores, alunos e gestores, de forma colaborativa, a partir da pluralidade e diversidade do mundo contemporâneo. Os relatos contemplam as diversas áreas do conhecimento como Ciências da Linguagem, Ciências Exatas, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, especialmente em relação às práticas docentes voltadas para o Ensino Fundamental e Médio. Os textos que fazem parte deste livro foram apresentados durante o evento III EPAVA – Encontro de Professores e Alunos do Vale do Paraíba, ocorrido nos dias 22 e 23 de setembro de 2023, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - Mestrado da Universidade de Taubaté (UNITAU).</p> Danilo Passos Santos, Eliana Vianna Brito Kozma, Karin Quast, Luiz Guilherme de Brito Arduino, Miriam Bauab Puzzo, Rodolfo Meisser Rolando, Vânia de Moraes Copyright (c) 2024 Editora da Universidade de Taubaté https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/125 Tue, 19 Mar 2024 00:00:00 +0000 Formação de Professores para a Educação Musical Inclusiva de Surdos https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/124 <p>Resultando de uma pesquisa-ação em âmbito de mestrado profissional em educação, esta obra se trata de um e-book com links clicáveis de vídeos-aula. O tema dessa pesquisa de mestramento foi a educação musical inclusiva de Surdos, com recorte na formação docente, cujo problema foi o como um curso de formação inicial de professores de música, com foco na educação musical na perspectiva inclusiva desse alunado, poderia ampliar os conceitos e referências globais dos docentes sobre o que é/seja música. A partir dos 07 encontros com os participantes realizados - licenciandos em música de uma Universidade do Vale do Paraíba e professores atuantes -, que tiveram como escopo o como ensinar música aos discentes Surdos em âmbito educacional inclusivo, editou-se os vídeos das principais discussões/práticas e organizou-se um curso, em formato de e-book, com links clicáveis, organizado em 03 eixos ou partes. Na primeira parte, aspectos gerais sobre a surdez, bem como quem são os músicos Surdos existentes e as principais intra/inter relações entre a música e a surdez, foram abordados e discutidos entre todos, com a mediação horizontal do pesquisador. Na segunda parte, disponibiliza-se uma relação de vídeos com os principais sinais-termo em Libras sobre teoria e prática musical. Por fim, na terceira parte, apresenta-se diversas metodologias, originais e adaptadas, para abordagens musicais com o discente Surdo, respeitando-se sua identidade, sua cultura e seu direito à diferença.</p> Fábio Junior Pinheiro da Silva, Juliana Marcondes Bussolotti Copyright (c) 2024 Editora da Universidade de Taubaté https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/124 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 +0000 Avaliação para a Aprendizagem em Educação Física https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/119 <p>Este E-Book é um produto técnico-educacional fruto da pesquisa de mestrado: SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES ACERCA DA AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA: um movimento dialético entre Pesquisa-Formação-Transformação.</p> Fernanda Marcon Moura, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Virginia Mara Próspero da Cunha Copyright (c) 2024 Editora da Universidade de Taubaté https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/119 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 +0000 Família e Comunidade https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/120 <p>Vivemos em um contexto no qual os valores dominantes relativos a raça, gênero, classe, orientação sexual, entre outros, profundamente arraigados na organização social, promovem a invisibilidade de legados que se cristalizam em teorias e práticas psicológicas e podem transformar diferenças em desigualdades. Tal cenário nos convoca a investir em compreensões desses fenômenos que desafiem convenções culturais e fomentem mudanças sociais. &nbsp;Temos aqui o foco da presente publicação, que encoraja o compromisso dos profissionais de saúde com a diversidade, e pede por visões críticas da realidade, no sentido de desenvolver perspectivas teóricas, pesquisas e intervenções que lancem luz e atendam a essas exigências.</p> Rosa Maria Stefanini de Macedo, Ida Kublikowski, Adriana Leonidas Leonidas de Oliveira Copyright (c) 2024 Editora da Universidade de Taubaté https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/120 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 +0000